Roteiros de Cabo Frio

Lembrando o Brasil Colônia – Litoral

Praia Do Forte
Monumento Teixeira e Souza
Forte São Mateus
Reserva Dos Sambaquis
Igreja de São Benedito
Boulevard Canal
Imaginar como deve ter sido para os navegantes a visão de cabo Frio lá em 1503 é uma aventura cultural a parte.

A chegada na cidade, ainda na estrada, vindo de São Pedro da Aldeia, apresenta aos visitantes a produção salineira, que foi durante muitos anos o motor da economia local, ainda na estrada. O visitante pode observar as antigas salinas e entender como era produzido o sal que tanto enriquece o sabor dos alimentos.

A cidade, estratégica para os planos de colonização do território recém-descoberto pelos portugueses, precisava de proteção contra invasões e aventureiros.

Sua geografia costeira proporcionou a construção do Forte São Mateus, erguido em 1617 no ponto extremo de Praia do Forte , bem de frente para o Parque Municipal da Praia do Forte - Reserva dos Sambaquis em uma ilhota rochosa junto à entrada da Barra da Lagoa de Araruama. Sua finalidade era controlar, de um lado, o mar aberto de onde os navios inimigos poderiam aproximar-se, do outro lado a entrada do Canal do Itajurú e consequentemente o acesso às terras interiores.

Do outro lado do Canal, bem no alto do morro, de frente para o oceano Atlântico pode ser avistado o Antigo Farol de Navegação, que era utilizado pelos antigos navegadores como fonte de orientação e localização do canal em meio à imensidão da noite.
Seguindo pela Rua Almirante Barroso em direção ao largo de São Francisco, o visitante se depara com a Igreja de São Benedito, que foi fundada por João Botelho da Costa, em 1761, no largo de mesmo nome para abrigar os escravos que se associavam em irmandades.

Para completar as visitas do dia pelo patrimônio histórico e relaxar com o belo por do sol, nada melhor que um passeio de barco e uma caminhada pelo Boulevard Canal.

O retorno ao final da tarde pode reservar surpresas, principalmente se a opção for a de permanecer na cidade por mais um dia. Daí, as diversas opções de hospedagem que Cabo Frio oferece podem fazer a diferença na hora de decidir.

Decidindo pela permanência, o visitante pode usufruir das inúmeras possibilidades na agitada vida noturna do centro e da Praia do Forte, restaurantes e casas noturnas, além de visitar a feira de artesanato.
Para quem pensa que o tour pelo patrimônio histórico de Cabo Frio terminou, vai aí um aviso: O melhor está por vir... Veja outros roteiros.

Versão para impressão


Veja outros Roteiros